NOVIDADES DO MERCADO

A jogada dos EUA para enfraquecer a Organização Mundial do Comércio

A Organização Mundial do Comércio passa por momentos conturbados. Os americanos estão desconfortáveis com o fato de que a OMC é capaz de emitir decisões que os participantes precisam cumprir e o governo de Donald Trump tem usado de uma artimanha para esvaziar a organização. A situação pode perturbar as regras do comércio internacional. Seria mais um desafio para o governo eleito aqui no Brasil, que tem pretensões de aumentar os negócios com o exterior.

Os EUA foram questionados pelas barreiras impostas ao aço de outros países. Disseram que se tratava de uma questão de segurança nacional, para defender uma indústria estratégica. A disputa foi para o Órgão de Apelação, espécie de tribunal da OMC.

Acontece que os americanos, descontentes, estão bloqueando as nomeações dos “juízes”. Das sete vagas do Órgão, apenas três estão ocupadas, a presença mínima para julgar uma apelação. Até o final do ano que vem, vencerá o mandato de outros membros e a corte ficará paralisada. Sem apelação, a disputa não termina.

A administração da OMC define o caso como uma crise. O sistema de resolução de controvérsias é um pilar da organização. As regras são seguidas porque o regime garante a aplicação delas. Sem o órgão de apelação, isso se perde.



Fonte: O Globo



 


 
Ciatel Indústria de Telhas Ltda - Todos os direitos Reservados. (32) 3531-6868 / 3539-3300
Melhor visualizado em 1024 x 768px - I.E. 7.0 ou superior - Instale agora mesmo! clique aqui.
GW soluções 32 8816-3797